segunda-feira, 29 de abril de 2019

PITT

   1 - Os crimes de Cater Street

Nesta obra Anne Perry conduz-nos pela época vitoriana, expondo as suas características, as suas riquezas em termos descritivos e também os podres de uma época em que as aparências eram muito importantes. Será Charlotte que nos guiará nesta descoberta, uma jovem da pequena aristocracia, mas muito sincera e verdadeira. Atributos que nessa época se tornavam muito desagradáveis para as conveniências. 

Uma descrição rica e pormenorizada, com um crime em fundo e que será resolvido pelo inspetor Pitt, o Sherlock Holmes de Anne Perry, mas muito mais prático, e onde o seu Watson é nem mais nem menos que Charlotte. Os dois juntos vão desvendar um crime ocorrido numa das zonas mais chiques de Londres e, onde o mais importante que 
descobrir o criminoso é salvar a face, até porque as investigações vão trazer à tona algumas das inconfidências de alguns dos mais respeitáveis inquilinos de Cater Street. 

Charlotte vai-se transformar ao longo desta obra e passa a ser a atriz principal, uma mulher de força que deixa uma vida de privilégios por uma vida de sacrifício ao lado do homem que ama. Uma obra para quem gosta de bons policiais com uma grande qualidade 
histórica. 

   2 - Os cadáveres de Callander Square


Em cadáveres do Callander Square, segunda novela da série do inspetor Pitt, este e Charlotte Ellison formam um casal, tanto na vida como nas investigações policiais. O novo caso do Pitt se inicia com o achado de dois recém-nascidos enterrados em uma elegante praça londrina. 

Pitt se choca com o rechaço da distinta vizinhança, resistente a arejar seus escuros segredos ante um simples policia, e é Charlotte quem, aproveitando sua aristocrática origem, deve procurar sob a carapaça de respeitabilidade das classes altas. 







   3 - O crime de Paragon Walk




Em uma elegante rua londrina se perpetua um horrendo crime: Fanny, uma jovem de dezessete anos, é violada e assassinada brutalmente. O caso se atribui ao inspetor Pitt quem, como em outras ocasiões, serve-se de sua perspicaz e aristocrática esposa 
Charlotte para penetrar no hermético mundo da alta sociedade, onde atrás da fachada de respeitabilidade acharão um rarefeito ambiente: superstições vampirescas insaciáveis, alcoólicos, presumidos suicídios... e até ritos satânicos. Um excelente caldo de cultivo para os perversos planos de um sanguinário assassino.






   4 - O beco dos ressuscitados 


Um fato insólito sacode as ruas de Londres: vários cadáveres exumados aparecem em diferentes pontos da cidade. O inspetor Pitt suspeita que esta macabra profanação de tumbas não seja obra de um simples psicopata, porém uma cortina de fumaça para desviar a atenção da polícia. O cadáver de um tal Godolphin, pintor de certa fama, acorda de maneira especial seu interesse; pelo visto, é o único que não morreu por causas naturais. 

Ao investigar a vida do finado artista, o inspetor Pitt e sua esposa Charlotte deverão entrar nos mais sórdidos ambientes dos bairros pobres londrinos.






   5 - O afogado do Tâmisa




Em um esgoto dos bairros pobres de Londres aparece o corpo sem vida de um adolescente. Para assombro de todos, a identificação revela que se trata de um primogênito de uma aristocrática família. Quando o inspetor Pitt e sua esposa Charlotte começam a investigar o crime, tropeçam com as reticências dos pais do moço, decididos a impedir que se arejem certas questões acidentadas. Uma vez mais, o caso impõe manifesto as contradições entre aparências e realidade na Inglaterra vitoriana.







   6 - Os roubos de Ruthland Place



Para quem gosta de historia de detetive é um prato cheio. Nada de romance embora a mocinha acabe por encontrar seu mocinho. Aliás, a mocinha é muito engraçada. É do tipo que primeiro fala e depois pensa. Os diálogos com o vigário e avó são ótimos. Cinco crimes que devem ser feitos por alguém que se conheça. Mas quem? São todas moças e bonitas, mas podem ser tanto aristocratas como criadas. Eu no começo achei que era uma pessoa. Passei perto. No final já estava desconfiada de quem era o criminoso. Um bom passatempo.








   7 - Vingança em Devil's Acre




Num subúrbio de Londres aparecem cadáveres mortos à punhalada e com os genitais mutilados. Nada parece unir esses mortos assassinados com tanto ódio. Pitt percorre o submundo a procura de pistas e quase é assassinado também. Charlotte e Emily vão a festas e reuniões tentando saber por que um nobre é uma das vítimas. Acabam por descobrir algumas mulheres de alto berço que frequentam esse submundo. Porém também as irmãs não conseguem descobrir o elo que une esses crimes. E então... Uma espécie de cobrança de dívida, um ajuste de contas e tudo vem à tona.






   8 - Envenenamento em Cardington Crescent





Na Londres vitoriana, o inspetor Pitt e sua perspicaz esposa Charlotte enfrentam um sórdido caso em sua própria família. O cunhado de Charlotte morre em estranhas circunstâncias depois de manter uma relação extramatrimonial; pouco depois também morre sua amante. O escândalo está servido…









   9 - Silêncio em Hanover Close




Encarregaram ao inspetor Cet que reabra um espinhoso caso fechado há três anos atrás. Trata-se da morte, em estranhas circunstâncias de um homem que trabalhava. para o Ministério de Assuntos Exteriores, cuja viúva pretende casar-se agora com um colega de seu finado marido. O que o inspetor e sua sagaz esposa Charlote ignoram é que atrás de todo esse turvo assunto há um labirinto de vergonhosas relações sexuais e inclusive um caso de espionagem internacional.








   10 - Os assassinatos de Bethlelem Road

O inspetor Thomas Pitt recebeu a chamada em sua casa à uma e cinco da madrugada, e à uma e meia se achava no extremo sul do Westminster Bridge à fria intempérie, olhando o cadáver de um homem de meia idade vestido com um elegante casaco negro e um chapéu de seda. Estava amarrado pelo pescoço a uma luz mediante um cachecol branco. Tinha um corte profundo na garganta; a jugular estava cortada e a camisa empapada de sangue... 

O assassinato de três membros do governo faz espalhar o pânico, e o célebre investigador da Scotland Yard deverá enfrentar um dos casos mais espinhosos de sua carreira... 

Três deputados são mortos e nada há entre eles que mostre qual o móvel dos crimes. A única ligação é serem membros do parlamento e terem certa semelhança física que à luz fraca dos lampiões de gás pode levar a confundi-los. Parece obra de um louco ou uma louca, pois um deles recebeu carta de uma mulher seriamente ferida em sua dignidade por seu marido e a quem prejudicara numa ação contra ele. 

Charlotte é convidada por sua tia Vespásia para provar a inocência dessa mulher. 

Enfim, Pitt consegue elementos necessários para lançar uma isca e resolver o caso. Mas este não termina aí e Charlotte acaba pondo em perigo sua vida. Como resultado de tudo, Pitt é promovido, mas isso o afastará da resolução dos casos. E isso é o que ele mais gosta de fazer e para o que tem especial talento.. Por outro lado, poderá dar à sua família mais dinheiro e a oportunidade de viajar como está fazendo sua cunhada Emily. Aceitar ou não aceitar a promoção? Eis o dilema de Pitt e Charlotte.

   11 - Incêndios em Highgate Rise



Outro desafio para o inspetor Pitt e outra manifestação de seu peculiar engenho. 

Na Londres vitoriana, aquele rutilante mundo de elegância para uns poucos, hipocrisia desses mesmos poucos e formal cortesia até para ir à privada, cometiam-se crimes como em qualquer outra grande cidade. Clemency Shaw, a esposa de um prominete doutor, morreu em um incêndio. Mas o inspetor Pitt tem dúvidas sobre a origem do mesmo, e, junto a sua ardilosa esposa Charlotte, deverá percorrer uma intrincada e sinistra rede de pistas e personagens que vão das mais baixas classes da sociedade vitoriana até os mais seletos centros de poder.





   12 - Chantagem em Belgrave Square




Quando William Weems, um sombrio prestamista, aparece assassinado não há lágrimas por sua morte, mas uma discreta alegria entre aqueles cujos escassos ganhos exauria sem piedade. Mas quando o inspetor Pitt encontra no escritório da vítima uma lista onde figuram alguns cavalheiros distintos de Londres, começa a compreender a magnitude do caso: Weems não só era um agiota mas também um perverso chantagista. Charlotte, a perspicaz esposa de Pitt, será a encarregada de esclarecer na alta sociedade londrina um vigamento de turvas paixões e vil avareza. 







   13 - O caso de Farrier's Lane



Uma emocionante história de intriga que nos inundará totalmente na Londres da época vitoriana. 

O juiz Stafford foi envenenado com ópio e o inspetor Pitt é o encarregado de investigar este crime, assunto que cada vez se vai fazendo mais e mais complexo, pois tropeçará com uma série de tramas sentimentais entre seus amigos e conhecidos, com as contradições da justiça, com o anti-semitismo latente na sociedade vitoriana e com as peculiaridades do mundo teatral. E à medida que continua investigando, o inspetor Pitt irá recompondo uma triste historia familiar. É esta uma emocionante historia de intriga que nos inundará totalmente na Londres da época vitoriana e o engenhoso método detetivesco de nosso protagonista.




   14 - O degolador de Hyde Park




Uma série de sanguinárias decapitações ocorridas no Hyde Park provocam o pânico na sociedade londrina. A lembrança das macabras façanhas do Jack o Estripador ainda está muito fresca na memória coletiva. Naturalmente, o espinhoso caso recai no recém promovido superintendente Pitt, e se não resolver em um breve prazo é mais que provável que isso lhe custe também à cabeça, profissionalmente falando, mas nem sequer as sutis pesquisas de sua esposa Charlotte jogam luz sobre os sinistros acontecimentos. 

Conseguirá Pitt dissipar as brumas da Londres vitoriana para ver a luz em um de seus casos mais difíceis e eletrizantes?





   15 - O cadáver de Traitors Gate

Uma emocionante trama que fará as delícias dos seguidores do detetive de Londres vitoriano. 

Em plena partilha das apreciadas riquezas do continente africano, uma série de estranhos assassinatos põem ao inspetor Pitt e a sua infatigável esposa Charlotte sobre a pista do misterioso Círculo Interior, do qual se está filtrando informação para uma potência inimiga. 

Um carismático ministro, diferentes personagens que estão a favor ou contra a exploração da África, uma esposa crítica com as idéias colonialistas de seu marido... Em conjunto, uma emocionante trama que fará as delícias dos seguidores do íntimo e incansável detetive da Londres vitoriana. 

A autora recria como ninguém o ambiente de corrupção e hipocrisia da Inglaterra de finais do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM FRIENDS