sexta-feira, 10 de maio de 2019

O FANTASMA DA ÓPERA

   Sinopse

“O FANTASMA DA ÓPERA” é um romance francês, escrito por Gaston Leroux e publicado originalmente em série na famosa revista literária “Le Gallois”, entre 23 de setembro de 1909 e 8 de janeiro de 1910, e posteriormente publicada em livro em abril de 1910. 

O romance é parcialmente inspirado em fatos históricos da Ópera de Paris durante o século XIX e em um conto apócrifo relativo à descoberta de um esqueleto de um baialrino durante a produção da ópera "O Franco-atirador", de Carl Maria von Weber, em 1841. 

Uma das histórias de terror e amor mais famosa do século XX, “O FANTASMA DA ÓPERA” combina romance e suspense para narrar o triângulo amoroso entre a linda e talentosa cantora lírica Christine Daaé, o frágil e apaixonado visconde Raoul de Chagny e o sinistro e obcecado gênio da música que habita os porões do teatro. Relatado como uma investigação real, o romance apresenta uma miríade de personagens que são apresentados para atestar a existência do terrível habitante do subterrâneo da Ópera de Paris. 

Com contornos de relato histórico, a narrativa conduz o leitor pelos labirintos da Ópera de Paris e do coração humano, revelando o que há de mais obscuro em ambos. É quase impossível ler “O FANTASMA DA ÓPERA” sem sermos tomados por um conflito de sentimentos. A começar pela própria figura do Fantasma. O que ele nos inspira: medo ou compaixão? E aqui convém superar a obviedade da deformidade do rosto e da alma do protagonista. Se nos fixarmos apenas nessa cicatriz, sem enxergarmos a beleza que ela oculta, perderemos justamente as contraposições que tornam esse personagem tão forte, e sua história ao mesmo tempo trágica, assustadora e comovente. O fantasma é um personagem terrível, mas apaixonante. 

Que aterrorizante segredo esconde-se nos subterrâneos da Ópera de Paris? Que mistério atormenta um dos mais majestosos palácios dedicados à arte na capital francesa? 
Um homem deformado se esconde nos subterrâneos de um teatro e acaba se apaixonando por uma jovem atriz. Histórias de fantasmas e assassinatos cercam o personagem de mistério e completam o clima deste clássico da literatura. 

Não há melhor exemplo do fascínio de um clássico. De Dário Argento a Andrew Lloyd Webber, todos os grandes criadores sentiram a tentação de recontar a história de Leroux. Inspirado em acontecimentos reais ocorridos na ópera Garnier, em Paris, em finais do século XIX, O Fantasma da Ópera combina o terror e o erotismo de forma inigualável. A queda de um lustre durante uma récita e outros estranhos fenómenos parecem assombrar a ópera Garnier. Estes são atribuídos ao misterioso «fantasma da ópera», uma criatura sobrenatural, para alguns, um mero sabotador de carne e osso, para outros. Não é verdade que este «fantasma» reclama vinte mil francos por mês e o uso gratuito do camarote n.º 5 aos proprietários da ópera? Para além disso, a jovem soprano Christine Daaé jura ter ouvido, durante a noite, vinda de dentro da parede do seu camarim, uma misteriosa voz que chamava pelo seu nome…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM FRIENDS