Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

TRILOGIA PRINCESS

   Livro 01 - Princesa Sultana, sua vida, sua luta.




Impressionante e comovente, este volume completa a Trilogia da Princesa, em que a escritora Jean P. Sasson registra o depoimento de uma nobre árabe que se esconde sob o pseudônimo de Sultana. Os nomes dos protagonistas da história foram trocados, mas os acontecimentos são rigorosamente reais, revelando as atrocidades cometidas contra as mulheres sob o olhar complacente do clero e das autoridades políticas da Arábia Saudita.
Aqui Sultana revê um momento decisivo de sua vida, quando quase sucumbiu à depressão e ao alcoolismo. Ao seu redor, desenrolavam-se situações dramáticas: entre muitos outros acontecimentos, ela vê sua sobrinha ser dada em casamento a um homem de sórdido passado; descobre que o primo mantém adolescentes presas num harém; assiste à brutal execução de duas mulheres sob acusações levianas. Cenas de horror como essas acabam por arrancar a Princesa Sultana do torpor e a fazem assumir seu compromisso pela dignidade feminina no mundo árabe - um papel que ela desempenha corajosamente até os dias de hoje.

   Livro 02 - As filhas da princesa Sultana



As Filhas da Princesa Sultana é uma história verdadeira. Embora as palavras sejam minhas, a voz é a da princesa, cujas experiências são aqui contadas, por isso mesmo, na primeira pessoa.
Um livro anterior, Sultana, publicado em 1992, abriu o caminho para esta obra, ao descrever a vida da Princesa Sultana desde a sua infância até à Guerra do Golfo de 1991. Este livro é a continuação da história da Princesa Sultana e das suas duas filhas. Embora seja aconselhável que o leitor aprecie os dois livros, As Filhas da Princesa Sultana constitui uma história à parte, susceptível de ser lida isoladamente.
Estes dois livros, unidos por uma mesma mulher, têm também uma mesma conclusão: a sujeição e a degradação das mulheres é, na Arábia Saudita, um costume que tem os dias contados. Conquanto este padrão permaneça vivo e difícil de extirpar na maior parte dos países, creio que é tempo de pormos termo à dominação da mulher pelo homem.
As aventuras, nesta história verdadeira, de uma princesa saudita, propõem-se mostrar que a forma de acabar com os abusos de que as mulheres são vítimas é precisamente através do conhecimento, da coragem e da ação.

  Livro 03 - A vida secreta das princesas árabes.



“Sultana é o pseudónimo de uma corajosa princesa da Arábia Saudita. Ela é uma das dez filhas da família real mas a sua vida, rodeada de luxo e riquezas inimagináveis, está longe de ser um conto de fadas. No seu país, as mulheres - qualquer que seja o seu estrato social - estão sujeitas à tirania ditada por um fanatismo religioso que promove a poligamia, dá ao homem o poder de castigar cruelmente qualquer mulher e incentiva os casamentos forçados, as mutilações e a violência sexual, as execuções por apedrejamento ou afogamento.
Quando aceitou contar a sua história à jornalista e escritora Jean Sasson, Sultana sabia que estava a pôr em risco a própria vida. Foi conscientemente que abdicou da sua segurança pessoal para denunciar o brutal quotidiano das mulheres sauditas. A sua voz dá-nos a conhecer um mundo no qual a sumptuosidade e a extravagância coexistem com a violência e a barbárie. A princesa partilha connosco a sua intimidade e a das mulheres que a rodeiam: as suas filhas, primas, amigas... mas, na sua franqueza e coragem, ela fala por todas as mulheres.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM FRIENDS