quarta-feira, 29 de julho de 2020

CICLO TERRAMAR

   1 - O Feiticeiro de Terramar

Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. 

Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. 

Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.



   2 - As Tumbas de Atuan

Quando Tenar é escolhida como suma sacerdotisa, tudo lhe é tirado: casa, família e até o nome. Com apenas 6 anos, ela passa a se chamar Arha e se torna guardiã das tenebrosas Tumbas de Atuan, um lugar sagrado para a obscura seita dos Inominados. 

Já adolescente, quando está aprendendo os caminhos do labirinto subterrâneo que é seu domínio, ela se depara com Ged, um mago que veio roubar um dos maiores tesouros das Tumbas: o Anel de Erreth-Akbe. Um homem que traz a luz para aquele local de eternas trevas, ele é um herege que não tem direito a misericórdia. 

Porém, sua magia e sua simplicidade começam a abrir os olhos de Arha para uma realidade que ela nunca fora levada a perceber e agora lhe resta decidir que fim terá seu prisioneiro. 

Finalista da Newbery Medal, que premia os melhores livros jovens de cada ano, As Tumbas de Atuan dá continuidade ao elogiado Ciclo Terramar com uma singela história que rompeu com os paradigmas de heroína quando foi lançada.

"As lições de Terramar continuam tão potentes, sábias e necessárias quanto qualquer um poderia sonhar." – Neil Gaiman

   3 - A Praia Mais Longínqua



Praia mais Longínqua é o terceiro volume desta série e promete ser tão fantástico como os anteriores. Desta vez, Gued, o poderoso arquimago, terá como missão descobrir por que razão a magia foi secando como um rio no mundo de Terramar. Os encantamentos deixaram de ter poder e as palavras de feitiçaria foram esquecidoas. A fim de restaurar os poderes mágicos perdidos, Gued embarca com Arren, príncipe de Enland, para bem longe, isto é, para o terrível reino dos mortos, onde encontram pessoas muito estranhas e também alguns dragões. No fim desta empreendedora viagem, conseguirá Gued alcançar o seu objetivo ou a feitiçaria acabará mesmo por desaparecer? Não perca esta empolgante obra já com milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.




   4 - Tehanu, o Nome da Estrela



A tetralogia "O Ciclo de Terramar" fica agora completa com "Tehanu - O Nome da Estrela", o último livro de Ursula K. Le Guin, uma especialista em literatura fantástica, aclamada internacionalmente. Com esta saga, que já vendeu milhões de cópias no mundo inteiro, Le Guin confirma-se como uma referência na arte de cozinhar a popular receita mágica com os seus incontornáveis ingredientes: arquimagos, dragões, poderes mirabolantes e estranhas personagens. Este Ciclo, tantas vezes comparado a clássicos como "O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien, traz à fantasia e à ficção científica um excelente sopro de qualidade e originalidade, neste género tão apreciado pelos mais novos. 





   5 - Num Vento Diferente

Unanimemente considerada pelo público e pela crítica como uma das referências máximas na área do fantástico e ficção científica, Ursula Le Guin é uma lenda viva neste gênero. Multipremiada e consagrada mestre na poderosa ficção que arquiteta, continua a ser hoje autora de autênticos prodígios literários. 

Este livro completa a história que se iniciou em Tehanu - O Nome da Estrela e faz diversas referências ao livro A Praia Mais Longínqua, pelo que se aconselha os leitores a conhecerem previamente estas duas edições. Alden é um feiticeiro humilde com o poder de consertar coisas. Quando a sua mulher morre, fica inconsolável e descontrolado. Dois meses depois começa a sonhar com a terra dos mortos e que a sua mulher vem até ele, chamando-o para que ele se liberte, atravessando as paredes que dividem o mundo dos vivos e dos mortos. Uma alucinação incessante que persegue Alden na hora de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM FRIENDS